terça-feira, 15 de novembro de 2016

REFLUXO GASTROESOFÁGICO NOS BEBÊS E NAS CRIANÇAS

Os bebês refluem, vomitam, golfam... mas será que todos têm refluxo?
Saiba mais sobre o assunto !!!
- Refluxo gastroesofágico fisiológico: o leite/alimento volta do estômago para o esôfago e boca, geralmente evoluindo com vômitos, mas a criança ganha peso, é feliz e não adoece. Comum até 6 meses de idade em bebês que mamam leite materno ou fórmulas lácteas, melhora progressiva após a introdução de alimentos sólidos. Não precisa de tratamento medicamentoso na maioria dos casos.
- Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE): a criança vomita, geralmente perde peso, é irritada ou incomodada, perde o apetite ou mama em excesso, se arqueia para trás após as mamadas, tem o sono inquieto. Precisa de tratamento medicamentoso e acompanhamento com gastropediatra.
- Refluxo gastroesofágico oculto: a criança normalmente não vomita ou vomita pouco, mas tem otites de repetição, chiado no peito que não melhora com as medicações de controle, perda de peso inexplicável, irritabilidade sem motivos aparentes. É um diagnóstico difícil, precisa de acompanhamento com gastropediatra e algumas vezes de exame específico.
Se seu filho (a) tem sintomas de refluxo, converse com o seu pediatra e marque uma consulta com a gastropediatria.
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908

Nenhum comentário:

Postar um comentário