segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

COLITE ALÉRGICA

Colite é uma inflamação no intestino.
Na colite alérgica, essa inflamação é causada pelo contato de proteínas alergênicas alimentares com o intestino, provocando lesões microscópicas e sofrimento intestinal.
A principal causa de colite alérgica em bebês e crianças é a ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV).

E a principal manifestação da colite alérgica é DIARREIA COM SANGUE E MUCO.

Portanto, na colite alérgica, o paciente pode apresentar qualquer um desses SINAIS E SINTOMAS:
- DIARREIA (que é o aumento do número de evacuações e/ou a mudança da consistência das fezes para mais amolecidas);
- Fezes com sangue e muco;
- Cólicas intestinais intensas;
- Distensão abdominal (barriga muito inchada);
- Irritabilidade intensa.

É importante frisar que MUCO ISOLADO não é considerado reação alérgica de colite, ou seja, se a criança apresentar muco (catarro) nas fezes sem outros sintomas, é considerado normal. Mas se apresentar fezes com muco e sangue ou presença de muco nas fezes e cólicas intensas ou muco nas fezes e irritabilidade intensa, ou seja, fezes com muco e mais algum outro sintoma, aí sim é considerado reação alérgica.

O bebê com APLV não mediada por IGE (saiba no Post sobre APLV) geralmente precisa de um período entrando em contato com leite para apresentar os sintomas da colite, esse tempo varia de 7 dias a 2 meses em média, mas pode demorar mais. Esse contato pode ser direto ao ingerir leite (fórmulas para lactentes) ou indireta, através da ingestão de leite materno e a mãe consumindo leite, derivados e alimentos contendo leite.
O tratamento da colite alérgica é a exclusão do alimento alergênico da dieta, no caso da APLV, a proteína do leite de vaca deve ser retirada da dieta por um período que varia de 3 meses a 5 anos. (Saiba mais: cura da APLV)
Se seu filho apresenta esse quadro clínico, procure um gastropediatra para acompanhamento e tratamento.
Dra Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908


Aspecto das fezes com sangue e muco


Um comentário:

  1. Minha filha apresenta fezes explosivas, com muco frequente e apenas 4 episódios de raios de sangue (muito pequenos) em 2 meses e meio. Sem nenhum outro sintoma. Mesmo assim a pediatra pediu para restringir minha dieta. É possível ser APLV. Ela vem ganhando​ peso e crescendo acima da média. Ah toma label devido choro durante as mamadas, resolvido.

    ResponderExcluir