quarta-feira, 22 de março de 2017

SÍNDROME DE DISFUNÇÃO DAS ELIMINAÇÕES

Algumas crianças com constipação intestinal (intestino preso) também apresentam dificuldade no controle da urina, podendo ter infecções urinárias de repetição ou enurese diurna e/ou noturna (perda de urina nas roupas).
Por terem a mesma origem embriológica e inervação, além da proximidade anatômica, a coexistência de distúrbios do controle intestinal e urinário é bastante frequente e tem sido denominada Síndrome de Disfunção das Eliminações.
Constipação intestinal crônica funcional na infância é quando a criança demora dias para evacuar (menos de 3 vezes na semana) e acaba evacuando fezes muito grosseiras (que até entopem o vaso sanitário) e/ou fezes em cíbalos (em bolinhas) e/ou com muito esforço e sofrimento para evacuar. Algumas vezes, sujam a roupa com pequena quantidade de fezes e a maioria reclama de dor abdominal.
As crianças que sofrem para evacuar acabam fazendo contração da musculatura do assoalho pélvico para prender o cocô por medo, e consequentemente prendem o xixi também, o que altera o funcionamento normal do armazenamento e eliminação da urina, predispondo a quadros de infecção urinária, incontinência e até mesmo refluxo urinário.
Esses pacientes devem ser acompanhados em conjunto por um GASTROPEDIATRA para o tratamento da constipação intestinal e por um NEFROPEDIATRA para tratamento e prevenção das complicações do trato urinário.
Dúvidas? Mande mensagem aqui ou via email: 
danielagastropediatra@outlook.com ou dradesireetavares@gmail.com
Dra. Daniela Mendonça Gastropediatra
CRM SC 20908
&
Dra. Desiree Tavares Nefropediatra
CRM SC 11663

Blog da Dra Desiree Nefropediatra


Nenhum comentário:

Postar um comentário