quinta-feira, 18 de maio de 2017

QUEIXAS GASTROINTESTINAIS EM BEBÊS E CRIANÇAS

Os dois primeiros anos de vida são importantes pela elevada velocidade de crescimento e desenvolvimento dos órgãos, por isso podem surgir sintomas gastrointestinais no bebê. Esse desenvolvimento não é apenas anatômico, mas também imunológico e da microbiota intestinal.

Por tudo isso, é frequente a ocorrência de sintomas digestivos, como regurgitações, vômitos, cólicas, diarreia e constipação intestinal. Muitos desses sintomas podem ser transitórios e são atribuídos à imaturidade e/ou como parte do desenvolvimento do trato gastrintestinal.


DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS EM BEBÊS E CRIANÇAS:

CÓLICA DO LACTENTE: comum nos bebês saudáveis até 4 meses de idade, caracterizada por episódios de choro ou irritabilidade que podem durar até 3 horas, 3 vezes na semana por pelo menos 1 semana, com início e fim sem motivo. Não tem indicação de tratamento medicamentoso.

DISQUESIA DO LACTENTE: esforço e choro em bebês saudáveis antes da eliminação de fezes moles. Melhora com o crescimento do bebê.


 CONSTIPAÇÃO INTESTINAL FUNCIONAL: dificuldade para evacuar e/ou fezes muito grossas e/ou crianças que seguram o cocô e demoram mais de 2 dias para evacuar. Deve ser tratada e acompanhada com pediatra e gastropediatra.

DIARREIA FUNCIONAL (SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL): acomete crianças entre 6-36 meses de idade que apresentam fezes mais amolecidas, 3 ou mais vezes ao dia, sem prejudicar o peso e a alimentação. Tende a melhorar espontaneamente.

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO (DRGE): está presente quando o refluxo gastroesofágico ocasiona sintomas que constituem incomodo e/ou complicações. As crianças apresentam regurgitações e/ou vômitos recorrentes acompanhados de déficit de ganho de peso; comportamento estressado ou choro sem explicação.

Tem indicação de tratamento com medicação e acompanhamento com gastropediatra.
Mais informações: DRGE

ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV): reação adversa à saúde provocada por reação imunológica desencadeada pelo contato com a proteína do leite de vaca. Os bebês, principalmente os menores de 2 anos, geralmente manifestam a APLV NÃO MEDIADA POR IgE e os sintomas mais frequentes são:
- Sangue e muco nas fezes
- Diarréia persistente
- Vômitos /regurgitações
- Refluxo gastroesofágico de difícil controle
- Baixo ganho de peso
- Distensão abdominal
- Cólicas abdominais intensas
- Irritabilidade extrema
- Assaduras recorrentes ou de difícil tratamento
Na maioria das vezes, o diagnóstico deve ser confirmado pelo teste de desencadeamento com o alimento suspeito a ser feito após 4 a 12 semanas do início da dieta de eliminação quando os sintomas já foram controlados. 
O aleitamento materno exclusivo sempre deve ser estimulado e mantido.

Acesse: Tudo sobre APLV

Se seu bebê apresenta alguma queixa gastrointestinal, consulte um GASTROPEDIATRA

Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908



Nenhum comentário:

Postar um comentário