quinta-feira, 20 de julho de 2017

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) está aumentando?

Sim, houve um aumento na prevalência da APLV de 0,2 % para 2 a 6 % conforme a população estudada e existem algumas teorias que tentam explicar o motivo do aumento das alergias alimentares nas crianças.
O principal fator de risco é a predisposição genética para alergia (atopia), ou seja, se a mãe ou pai apresentam alguma alergia (rinite, dermatite, asma ou qualquer atopia), a criança já nasce com um risco de 50 a 75 % de também ser alérgica e pode se manifestar como alergia alimentar na fase inicial da vida.
Sabe-se também que a mudança da microbiota intestinal (bactérias boas do intestino) dos bebês pode predispor à APLV. Essa conclusão se deve a estudos demonstrando que crianças nascidas de cesárea acabam não entrando em contato com a flora bacteriana vaginal da mãe por meio do canal do parto e apresentam uma microbiota intestinal diferente e com menos defesas do que a do bebê nascido por parto normal.
O contato precoce com a proteína do leite de vaca é outro fator de risco importante, principalmente nas primeiras horas de vida. Portanto, o aleitamento materno exclusivo é um protetor para alergias alimentares e outras atopias.
Outros fatores de risco para alergias alimentares/APLV são:
- prematuridade;
- introdução precoce de alimentos sólidos antes dos 4 meses de idade;
- introdução do leite de vaca integral antes de 1 ano de idade;
- infecções intestinais;
- alterações da flora intestinal (disbiose);
- uso repetitivo de antibióticos;
- uso abusivo de antiácidos.
Curiosamente, a maioria das crianças melhora da APLV, ou seja, se tornam tolerantes a proteína do leite de vaca. Um estudo relata que 45-50% melhoram até 1 ano, 60-75% até 2 anos e 85-90% até 3  anos de idade. 

Saiba mais sobre os sintomas e tratamento da APLV no post anterior:
APLV sintomas e tratamento

As crianças com alergia alimentar devem ser acompanhadas por uma equipe multidisciplinar formada por GASTROPEDIATRA, alergista pediátrico e nutricionista.

Dúvidas? Escreva aqui ou mande um email: danielagastropediatra@outlook.com

Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908


Nenhum comentário:

Postar um comentário