sexta-feira, 29 de setembro de 2017

TESTE GENÉTICO PARA INTOLERÂNCIA À LACTOSE

 Intolerância à lactose é quando a pessoa não digere direito o açúcar do leite (lactose). Geralmente aparece na adolescência e na fase adulta, sendo rara em menores de 2 anos de idade.
O teste genético para avaliar intolerância à lactose tem como objetivo pesquisar mutações em alguns genes que levam a redução da produção da lactase que é a enzima responsável por quebrar a lactose e facilitar a digestão no intestino.
Se o exame vem com os genes que causam intolerância à lactose, isso significa que há uma predisposição genética para esse indivíduo se tornar intolerante, mas não necessariamente ele já esteja, pois a tendência é que isso ocorra aos poucos após os 5 anos de idade.
Portanto, para o diagnóstico correto deve ser feito o TESTE DE TOLERÂNCIA A LACTOSE que é um exame de sangue ou o teste de hidrogênio expirado que é um exame que se faz pela respiração, mas precisa de um preparo do paciente muito correto.
O teste genético é um complemento para quando o teste de tolerância à lactose vem positivo para intolerância e por isso, não deve ser solicitado para todas as crianças com suspeita de intolerância à lactose.
Na dúvida, procure um gastropediatra J 
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra

CRM SC 20908/ RQE 12409


Nenhum comentário:

Postar um comentário