sábado, 30 de junho de 2018

REFLUXO GASTROESOFÁGICO

O Refluxo Gastroesofágico (RGE) é caracterizado pelo retorno de conteúdo gástrico para o esôfago, atingindo, algumas vezes, a faringe, a boca e as vias aéreas superiores. 
O RGE fisiológico (considerado normal) nos bebês é caracterizado por regurgitações ou golfadas (6 ou mais vezes ao dia), sem perda de peso, sem irritabilidade e sem outras queixas. Afeta até 60 % dos lactentes, pode começar  antes dos 2 meses de idade, mas 90 a 95 % dos casos resolvem até 1 ano de idade.
Já a DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO (DRGE) nos bebês se manifesta com regurgitações frequentes, vômitos intensos, dificuldade durante a mamada (se joga para trás ao mamar ou após a mamada), baixo ganho de peso, choro contínuo, irritabilidade e alteração no sono. Nas crianças maiores e adolescentes, as principais queixas são azia, dor atrás do peito e dor no estômago.
O diagnóstico é clínico através da consulta e exame físico. 
Ultrassom de abdome não é mais usado para diagnóstico de RGE, só tendo indicação para excluir malformações como estenose hipertrófica de piloro. Outros exames como phmetria e endoscopia devem só devem ser solicitados por gastropediatra e em casos com refluxo de difícil controle.
No RGE fisiológico não se deve usar medicação e a orientação são medidas posturais: manter o bebê em pé no colo 20 minutos após as mamadas e dormir de barriga para cima com elevação da cabeceira em 30 graus.
O tratamento da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) deve ser avaliado por um gastropediatra e atualmente preconiza-se o uso mínimo de medicações anti-ácidas pelo menor tempo possível. 
Nos bebês com irritabilidade intensa e choro constante, deve-se pensar em ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV) e fazer dieta de exclusão da proteína do leite por 2 a 4 semanas como teste terapêutico.

Esse post foi feito baseado no consenso sobre RGE da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e ESPGHAN (European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition).

Dúvidas? Me escreva :)
danielagastropediatra@outlook.com

Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908



Nenhum comentário:

Postar um comentário