sábado, 29 de outubro de 2016

Traços de leite - APLV

Quando é dado o diagnóstico de Alergia a proteína do leite de vaca ( APLV ), além da exclusão do leite de vaca e derivados, pedimos a mãe para não ingerir traços de leite (quando está amamentando) e não deixar a criança entrar em contato com traços de leite.

Mas o que são traços de leite? 

São pequenas contaminações da proteína do leite em alimentos e utensílios que já entraram em contato com leite.


Alguns alimentos que não contêm leite, como o pão francês, são manipulados nos mesmos locais de alimentos contendo leite, portanto contém traços de leite. Assim como a maioria dos alimentos em restaurantes e lanchonetes.

Na indústria alimentícia, essa questão é mais rigorosa, então quando se compartilha maquinário mesmo que higienizado, já é considerado contendo traços de leite.

Na nossa cozinha, devemos separar os utensílios de plástico e a esponja, como são porosos acabam absorvendo o leite. Portanto, a mamadeira (de plástico) que já entrou em contato com a proteína do leite de vaca deve ser substituída por uma nova. Utensílios de vidro e inox não contaminam, mas o ideal é deixar tudo separado de uso da mãe e do bebê.

E até quando precisamos controlar os traços? Essa resposta é difícil, mas o ideal é manter esse controle pelo menos 30 a 45 dias após a melhora dos sintomas do paciente. Atualmente já se sabe que após um período do paciente estável é importante a reintrodução gradual dos traços de leite.
Não podemos esquecer que a APLV vai melhorar com o tempo e que 95 % dos pacientes se tornam tolerantes (curam) até 5 anos de idade.
Dra. Daniela Mendonça 
Gastropediatra 
CRM SC 20908

Qualquer dúvida, me escreva aqui ou via email: danielagastropediatra@outlook.com

Um comentário:

  1. Parabéns, dra.! Excelente blog. Estou lendo tudo, obrigada pelas informações. Aqui mãe da APLV Mariana ����

    ResponderExcluir