quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Cólica do lactente



A cólica do lactente é um quadro transitório, que pode iniciar a partir da primeira semana de vida e que geralmente melhora espontaneamente até os quatro meses de idade.
É caracterizada por choro, irritabilidade e/ou agitação do bebê, com início e término sem motivo, podendo durar até 3 horas durante o dia, pelo menos 3 vezes na semana por 1 semana ou mais. Geralmente começa no final da tarde ou à noite.
São bebês saudáveis que ganham peso adequadamente e mamam bem.
E por isso, é importante manter a calma e deixar o bebê confortável no colo, colocar compressa morna na barriga ou dar um banho morno, manter o ambiente tranquilo e evitar dar remédios ou chás.
Ainda não se tem uma causa definida para as cólicas e a mãe que amamenta não deve fazer dietas restritivas, pois ainda é controversa a relação da alimentação materna como causa de cólicas no bebê.
Alguns estudos demonstram benefícios no uso de probióticos para a redução das cólicas, mas ainda são necessárias mais pesquisas para adequação da dose e composição de probióticos administradas ao lactente.  
É importante comentar que o leite materno é o mais perfeito fornecedor de probióticos ao bebê.
Os bebês com cólicas intensas intratáveis devem ser avaliados pelo gastropediatra para excluir causas orgânicas, são elas:
- Constipação intestinal
- Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)
- Doença do refluxo gastroesofágico
- Fissura Anal
Portanto, qualquer dúvida, converse com seu pediatra ou procure um GASTROPEDIATRA.
Dra Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908


Nenhum comentário:

Postar um comentário