terça-feira, 22 de agosto de 2017

MEU FILHO NÃO FAZ COCÔ, E AGORA?

Os bebês menores de 6 meses de idade que estão em aleitamento materno exclusivo podem apresentar a PSEUDOCONSTIPAÇÃO DO LACTENTE (FALSA CONSTIPAÇÃO DO BEBÊ) que é caracterizada pela eliminação de fezes amolecidas após 3 a 15 dias (algumas literaturas citam até 3 semanas sem evacuar). Isso acontece geralmente entre 2 e 4 meses de idade quando o intestino está em pleno amadurecimento e é uma condição comum e normal em bebês saudáveis que ganham peso e se desenvolvem adequadamente.
Mas se o bebê fica mais de 10 dias sem evacuar e tem cólicas intensas, não ganha peso ou só consegue evacuar por meio de estímulo retal (supositório), esse bebê deve ser avaliado por um gastropediatra para excluir má formação intestinal (como doença de Hirschsprung ), proctite por alergia a proteína do leite de vaca (APLV) e anomalias anorretais (que necessitam do acompanhamento e tratamento da cirurgia pediátrica).

As crianças maiores com dificuldade para fazer cocô apresentam CONSTIPAÇÃO INTESTINAL CRÔNICA FUNCIONAL (intestino preso) que é quando o indivíduo demora dias para evacuar (2 vezes ou menos na semana) e acaba evacuando fezes muito grosseiras (que até entopem o vaso sanitário ) e/ou fezes em cíbalos (em bolinhas) e/ou com muito esforço e sofrimento para evacuar. Algumas vezes, sujam a roupa com pequena quantidade de fezes e a maioria reclama de dor abdominal.
A constipação tem tratamento, converse com seu pediatra e procure um GASTROPEDIATRA.
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM 20908 / RQE 12409






Nenhum comentário:

Postar um comentário