terça-feira, 18 de abril de 2017

ADENITE MESENTÉRICA

A ADENITE MESENTÉRICA é uma inflamação dos nódulos linfáticos ou linfonodos (popularmente chamados de ínguas) que estão presentes no intestino. Pode acontecer em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças e adolescentes.
A adenite mesentérica ocorre quando há alguma infecção viral ou bacteriana em qualquer parte do corpo, já que o intestino é responsável também por grande parte da produção de defesa do nosso organismo.
Os principais sintomas são:
- DOR ABDOMINAL INTENSA
- FEBRE
- VÔMITOS E DIARREIA
O diagnóstico é dado por meio de exames de imagem, como ULTRASSONOGRAFIA de abdome ou TOMOGRAFIA de abdome.
O tratamento deve ser orientado pelo pediatra ou pelo GASTROPEDIATRA. Geralmente são recomendados remédios analgésicos para controlar os sintomas até o organismo eliminar o vírus. Quando o problema é causado por infecção bacteriana, pode ser necessário o uso de antibióticos.
Na dúvida, consulte um gastropediatra.
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908
danielagastropediatra@outlook.com



sábado, 15 de abril de 2017

Feliz Páscoa

A Páscoa no Brasil é comemorada com ovos de chocolate e por isso, precisamos saber a diferença entre chocolate SEM LACTOSE (ou zero lactose) e chocolate SEM LEITE (sem a proteína do leite de vaca).
Os produtos SEM LACTOSE são desenvolvidos para as pessoas que apresentam INTOLERÂNCIA À LACTOSE, que é a má absorção da lactose no intestino devido à deficiência da enzima lactase. Esses produtos contêm leite (a proteína do leite), mas são acrescidos de lactase para terem uma quantidade mínima de lactose podendo ser consumidos pelos intolerantes à lactose.
Saiba mais no meu blog:
Já os pacientes com ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV) devem consumir produtos SEM A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (alguns casos também devem evitar a proteína da soja). Na APLV, o sistema de defesa reage contra a proteína do leite de vaca e as reações são variáveis, desde colite alérgica que é a presença de diarreia com sangue e muco até reação anafilática, dependendo do mecanismo imunológico envolvido. O ideal é sempre ler o rótulo que tem que especificar os ingredientes presentes no alimento.
Saiba mais sobre APLV no meu blog:
Na dúvida, consulte seu médico assistente ou marque consulta com um gastropediatra ou um alergista pediátrico.
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908