domingo, 7 de janeiro de 2018

ESTENOSE HIPERTRÓFICA DE PILORO

VÔMITOS EM BEBÊS - ESTENOSE HIPERTRÓFICA DE PILORO

A estenose hipertrófica de piloro é quando o bebê nasce com uma obstrução quase completa do piloro, que é o canal entre o estômago e o duodeno (intestino).
Não se sabe a causa, mas ocorre mais em meninos e no primeiro filho.
Geralmente os sintomas se iniciam após 15-20 dias de vida com vômitos que vão aumentando em frequência e intensidade. O bebê vai perdendo peso e se mostra irritado e faminto.
Pode ser confundido com a doença do REFLUXO GASTROESOFÁGICO.
(Saiba mais sobre refluxo: clique aqui)
O diagnóstico é feito por meio da história clínica e do exame físico e, confirmado através do ULTRASSOM DE ABDOME, que apresenta alta especificidade e sensibilidade para identificação do piloro hipertrofiado. Alguns casos precisam fazer RX de abdome contrastado.
O tratamento é cirúrgico e curativo.
Portanto, se seu recém-nascido/bebê está vomitando muito e perdendo peso, procure o serviço de urgência pediátrico para avaliação.

OBS (caso clínico pessoal): Meu irmão nasceu com estenose hipertrófica de piloro há 40 e poucos anos atrás, no meio de uma guerra civil em Angola (África) e teve o diagnóstico tardio, recebendo até um atestado de óbito ainda estando vivo de tão grave que estava. Mas no final deu tudo certo, operou e sobreviveu muito bem, sem sequelas.
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra

CRM 20908 / RQE 12409