terça-feira, 14 de março de 2017

APLV e OUTROS LEITES

Uma dúvida comum é se a criança com ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV) pode tomar LEITE DE CABRA ou outros leites como substitutos do LEITE DE VACA e a resposta correta é: NÃO PODE.
Na APLV ocorre uma reação do sistema imune contra a proteína do leite de vaca e a proteína do leite de cabra é semelhante a proteína do leite de vaca e por isso pode acontecer o que chamamos de REAÇÃO CRUZADA em 87 a 97 % dos pacientes com APLV, ou seja, o organismo entende que o leite de cabra é semelhante ao leite de vaca e acaba reagindo igual.
O LEITE DE BÚFALA também NÃO deve ser usado, pois faz REAÇÃO CRUZADA em 90% dos pacientes com APLV.
Já o LEITE DE SOJA pode fazer REAÇÃO CRUZADA em 70 % dos pacientes com APLV não mediada por IgE, mas pode ser uma opção de uso nos pacientes com APLV mediada por IgE a partir dos 6 meses de idade. Mesmo assim, indicamos para poucos pacientes porque ainda faltam estudos mais aprofundados sobre seus efeitos hormonais nas crianças.
Portanto, o bebê com APLV deve ser acompanhado por um GASTROPEDIATRA para indicar a fórmula correta para sua nutrição e tratamento adequados, lembrando que o LEITE MATERNO é sempre o melhor alimento para o bebê.         
Saiba mais sobre APLV                               
Dúvidas? Escreva aqui ou mande um email: danielagastropediatra@outlook.com
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908




Nenhum comentário:

Postar um comentário