sexta-feira, 28 de julho de 2017

PROBIÓTICOS

PROBIÓTICOS são microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do ser humano.
Existe uma gama extremamente diversificada de possíveis efeitos biológicos e novas atividades funcionais que estão sendo exploradas constantemente.
Apesar de as principais indicações do uso médico dos probióticos ainda serem na área de prevenção e tratamento de doenças gastrointestinais, gradualmente mais comprovações são coletadas sobre as indicações extraintestinais, como dermatite atópica, alergias e infecções respiratórias.

Falando nos benefícios digestivos, os probióticos melhoram o trânsito gastrointestinal e reduzem o tempo de diarreia infecciosa.
Apresentam também benefícios na constipação intestinal (intestino preso), problema frequente na infância, melhorando a consistência e frequência das fezes.
Os probióticos são indicados em associação ao tratamento do H. pylori, aumentando as taxas de erradicação e reduzindo os efeitos adversos causados pelos antibióticos.

Ensaios clínicos mostraram que o Lactobacillus reuteri DSM 17938 proporciona redução dos choros em bebês com CÓLICA.

Estudos recentes americanos sugerem que o Lactobacillus rhamnosus LGG pode acelerar a aquisição da tolerância (cura) em algumas crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Ainda estão sendo realizados mais estudos usando esses lactobacilos em fórmulas extensamente hidrolisadas e por isso, ainda não são utilizados como rotina. Portanto, ainda não há consenso sobre a recomendação do uso de probióticos para as crianças com APLV.
É importante frizar que nem todas as crianças apresentarão melhora com o uso de probióticos e por isso, a indicação deve ser individualizada e estudada para cada caso.

Apesar da grande difusão de probióticos caseiros, apenas os probióticos comercializados apresentam comprovação de eficácia por terem o número de colônias recomendado pela ANVISA. 
Nesse campo tão promissor, ainda são necessárias mais pesquisas sobre os probióticos para a prevenção e controle dos sintomas gastrointestinais na infância.
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM 20908 / RQE 12409



                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário