domingo, 14 de outubro de 2018

CURA DA APLV?

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) tem cura?
Sim, a maioria das crianças melhora da APLV. 
Um estudo relata que 45-50% melhoram até 1 ano, 60-75% até 2 anos e 85-90% até 3  anos de idade. Mas nesse estudo não separaram os mediados por IgE dos não mediados por IgE.
A tendência é uma melhora até mais rápida para os APLV não mediados por IgE (são os pacientes com sintomas mais gastrointestinais), 60 a 80 % melhora até 2 anos de idade e praticamente todos atingem a tolerância (cura) até 5 anos de idade.
Já os mediados por IgE (sintomas imediatos com urticária, angioedema e anafilaxia) tendem a demorar mais para melhorar e em média 10 % não melhoram após 5 anos de idade e uma parcela persiste com APLV na vida adulta.
O tratamento preconizado com evidências científicas é a exclusão da proteína do leite de vaca da dieta da criança por um período variável até atingir a cura. Não existem vacinas ou gotinhas milagrosas para a cura. 
Atualmente existe a dessensibilização oral que é um tratamento indicado para os APLV mediados por IgE que persistem com reações após 5 anos de idade. Esse tratamento não é isento de riscos e deve ser feito por profissional médico capacitado e sob supervisão. 
Dúvidas? Me escreva :)
Dra Daniela Mendonça 
Gastropediatra
CRM SC 20908 / RQE 12409


Nenhum comentário:

Postar um comentário