domingo, 23 de dezembro de 2018

Boas Festas

Ano terminando e eu Dra Dani só tenho a agradecer a confiança e carinho de todos vcs: meus pacientes fofos, seus pais e familiares queridos e também meus seguidores nas redes sociais (insta, fanpage e blog). 

🎄 Desejo um Natal cheio de amor e um Ano Novo com muita saúde 🥂 

🏠 Em 2019 estarei com consultório novo na @pedclinbc : 
- Rua Noruega, 172 - Balneário Camboriú.
- Contatos: (47) 996320044 e (47) 3056 3894 

👩‍⚕️Os atendimentos retornam a partir do dia 07/01/19. 

 Dra Daniela Mendonça Gastropediatra
CRM SC 20908 / RQE 12409

 #danielagastropediatra #gastropediatra #balneariocamboriu #Itajaí #santacatarina #gastropediatria #APLV #intolerânciaalactose #alergiasalimentares #constipação #diarreia #doençaceliaca #glutenfree #refluxo #alergiaaleite #esofagite #adenitemesenterica #fpies #nutricionista #soja #esofagiteeosinofilica #esofagite #endoscopia #gastrite #enfrentamento #TPO


Teste de Provocação Oral (TPO)

Enfrentamento ou Teste de Provocação Oral (TPO) é a reintrodução do alimento suspeito de causar alergia diretamente no paciente ou indiretamente via leite materno. 

Na ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV), a criança pode apresentar reações tardias gastrointestinais (diarreia com sangue e muco, vômitos, cólicas intensas, assaduras...) e/ou reações imediatas (angioedema, urticária e anafilaxia) após a ingestão do leite de vaca, derivados e alimentos contendo leite. O tratamento da APLV consiste na retirada da proteína do leite de vaca por um período que pode variar de 30 dias a 5 anos conforme os sintomas ou até mesmo para a vida toda. 

O TPO deve ser realizado após um período de estabilidade que varia de 30 dias a 6 meses para avaliar tolerância (cura) ou para confirmação de alergia (quando ainda apresenta reação). Esse TPO deve ser supervisionado e orientado por médico com experiência em alergia alimentar. Nos pacientes com reações imediatas, o ideal é ser realizado no hospital. 

Procure um Gastropediatra e/ou um alergista pediátrico para acompanhamento do seu filho com diagnóstico de alergia alimentar. E realize o enfrentamento sempre após orientação médica e com profissional acessível para auxiliar nas possíveis intercorrências e dúvidas que podem surgir nesse processo.

OBS: o TPO é individualizado conforme as reações do paciente, por isso que não tem como orientar sem avaliar cada caso. 

Dra. Daniela Mendonça Gastropediatra
CRM SC 20908 / RQE 12409


 #danielagastropediatra #gastropediatra #balneariocamboriu #Itajaí #santacatarina #gastropediatria #APLV #intolerânciaalactose #alergiasalimentares #constipação #diarreia #doençaceliaca #glutenfree #refluxo #alergiaaleite #esofagite #adenitemesenterica #fpies #nutricionista #soja #esofagiteeosinofilica #esofagite #endoscopia #gastrite #enfrentamento #tpo


ESOFAGITE

ESOFAGITE é uma inflamação do esôfago, que é o órgão que liga a boca ao estômago.

Os principais sintomas são:
• Dificuldade para engolir
• Dor no peito • Náuseas e/ou vômitos
• Dor abdominal
• Azia
• Perda de apetite
• Tosse persistente
• Choro e irritabilidade ao mamar ou comer nas crianças pequenas

A principal causa é a DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO.

O diagnóstico é feito por meio da Endoscopia Digestiva Alta, que pode ser realizada em qualquer idade.
O tratamento deve ser instituído pelo GASTROPEDIATRA com medicações adequadas.

 Obs: existe a Esofagite Eosinofílica que ocorre em alguns pacientes com alergia alimentar e é um quadro mais grave e crônico.

 Dra. Daniela Mendonça Gastropediatra
CRM SC 20908 / RQE 12409

 #danielagastropediatra #gastropediatra #balneariocamboriu #Itajaí #santacatarina #gastropediatria #APLV #intolerânciaalactose #alergiasalimentares #constipação #diarreia #doençaceliaca #glutenfree #refluxo #alergiaaleite #esofagite #adenitemesenterica #fpies #nutricionista #soja #esofagiteeosinofilica #esofagite #endoscopia #gastrite



DIARREIA E VÔMITOS – GASTROENTERITE AGUDA (Viroses)

Com a chegada do verão há uma maior disseminação de enterovírus que são vírus que têm preferência pelo intestino e por isso causam GASTROENTERITE AGUDA / DIARREIA AGUDA, que é a famosa VIROSE.
Outra causa muito comum de diarreia e vômitos nessa época, é a INTOXICAÇÃO ALIMENTAR devido à má conservação dos alimentos e/ou contaminação dos alimentos.

# Os sintomas são:
• DIARREIA – aumento do número de evacuações e/ou mudança da consistência das fezes para mais amolecidas e líquidas
• VÔMITOS e NÁUSEAS
• DOR ABDOMINAL
• MAL ESTAR GERAL
• Pode ou não ter FEBRE

# Indicações de ir ao HOSPITAL:
• Sinais de DESIDRATAÇÃO: Boca seca, Olhos fundos e sem lágrimas, sem fazer xixi há mais de 8 horas, irritabilidade ou apatia (sonolência).
• VÔMITOS INCOERCÍVEIS  (Vômitos constantes que não melhoram mesmo após medicação ou soro de reidratação oral)
• Diarreia com sangue (DISENTERIA)

 # TRATAMENTO:
• Hidratação via oral (pela boca) – oferecer SORO DE REIDRATAÇÃO ORAL após cada diarreia e vômito.
• Hidratação endovenosa (soro na veia) nos casos mais graves.
• Alimentação leve e em pequenas porções;

Procurar o GASTROPEDIATRA se:
• Diarreia persistente que não melhorou após 10 dias
• Sangue nas fezes
• Vômitos persistentes ou sinais de refluxo gastroesofágico mesmo após melhora da diarreia

Dra. Daniela Mendonça Gastropediatra
CRM 20908 / RQE 12409

#repost #diarreias #verao #danielagastropediatra #gastropediatra #balneariocamboriu #Itajaí #Itapema #santacatarina #gastropediatria #APLV #intolerânciaalactose #alergiasalimentares #constipação #diarreia #doençaceliaca #glutenfree #refluxo #alergiaaleite


Intolerância à lactose

Intolerância à lactose é quando a pessoa não consegue digerir direito a lactose que é o açúcar do leite devido à uma má absorção intestinal.
Os sintomas variam desde dor abdominal até vômitos e diarréia após a ingestão de leite de vaca, derivados e alimentos contendo leite.
O diagnóstico deve ser feito por um Gastropediatra através dos sintomas e exames corretos.
Atualmente, já existe medicação para ajudar na digestão da lactose, melhorando a qualidade de vida dos intolerantes.
Se seu filho teve esse diagnóstico antes dos 5 anos de idade, procure um Gastropediatra, pois intolerância à lactose tende a aparecer na adolescência e na fase adulta

 OBS: A intolerância à lactose é totalmente diferente de Alergia a proteína do leite de vaca (APLV ). O intolerante pode consumir produtos que contém leite de vaca (em quantidades menores ou zero lactose), já o alérgico não pode ingerir nem entrar em contato com a proteína do leite de vaca.

Dra. Daniela Mendonça Gastropediatra
CRM SC 20908 / RQE 12409

 #danielagastropediatra #gastropediatra #balneariocamboriu #Itajaí #Itapema #santacatarina #gastropediatria #APLV #intolerânciaalactose #alergiasalimentares #constipação #diarreia #doençaceliaca #glutenfree #refluxo #alergiaaleite #LACTOSE #danielagastropediatra


BEBIDAS VEGETAIS

As bebidas vegetais são feitas a partir de extratos vegetais de alimentos como o côco, aveia, arroz, amêndoas e até inhame.
 Apesar de serem vendidas como uma opção para os alérgicos à proteína do leite de vaca, não devem ser utilizadas como substitutas das fórmulas especiais em menores de 2 anos de idade.
Essas bebidas não apresentam nutrientes adequados para crianças pequenas e mesmo quando acrescidas de cálcio, a absorção pelo organismo é baixa.
Atualmente, existem várias opções de fórmulas especiais para alérgicos ao leite, converse com seu médico antes de trocar por bebidas vegetais. Não dê mamadeira de bebida vegetal para o seu bebê, ele precisa crescer com ossos fortes 😍🤗

Dra. Daniela Mendonça Gastropediatra
CRM SC 20908 / RQE 12409

#danielagastropediatra #gastropediatra #balneariocamboriu #Itajaí #santacatarina #gastropediatria #APLV #intolerânciaalactose #alergiasalimentares #constipação #diarreia #doençaceliaca #glutenfree #refluxo #alergiaaleite #leitevegetal


LEITE DE SOJA

O LEITE DE SOJA não deve ser usado nos bebês menores de 6 meses de idade e pode fazer REAÇÃO CRUZADA em mais de 70 % dos pacientes com ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA - APLV não mediada por IgE.
 Atualmente existem fórmulas especiais mais adequadas para os alérgicos.
Portanto, se foi indicado leite de soja para o seu bebê com suspeita de alergia ao leite, procure um médico Gastropediatra.

 Dra. Daniela Mendonça Gastropediatra
 CRM SC 20908 / RQE 12409

 #danielagastropediatra #gastropediatra #balneariocamboriu #Itajaí #santacatarina #gastropediatria #APLV #intolerânciaalactose #alergiasalimentares #constipação #diarreia #doençaceliaca #glutenfree #refluxo #alergiaaleite #esofagite #adenitemesenterica #fpies #nutricionista #soja #leitedesoja


FPIES

FPIES (Food Protein Induced Enterocolitis Syndrome) ou Síndrome da Enterocolite Induzida por Proteína Alimentar é uma hipersensibilidade gastrointestinal a alimentos, não mediada por IgE. 
A criança com FPIES apresenta vômitos repetitivos, diarreia e resposta inflamatória sistêmica que pode evoluir com desidratação aguda, letargia e queda de pressão arterial seguida choque hipovolêmico (15–20% dos pacientes). 
A FPIES é considerada a mais grave das hipersensibilidades alimentares gastrointestinais não mediadas por IgE. 
O diagnóstico da FPIES, assim como da alergia alimentar, é baseado na história clínica. 
Os principais alimentos causadores dessa reação são: leite de vaca, soja, arroz e aveia. 
O tratamento da FPIES é nutricional e necessita do acompanhamento de Gastropediatra e Nutricionista. 
Se seu filho apresenta quadros intensos de vômitos, procure um Gastropediatra.

Dra. Daniela Mendonça Gastropediatra
CRM SC 20908 / RQE 12409 

#danielagastropediatra #gastropediatra #balneariocamboriu #Itajaí #santacatarina #gastropediatria #APLV #intolerânciaalactose #alergiasalimentares #constipação #diarreia #doençaceliaca #glutenfree #refluxo #alergiaaleite #esofagite #adenitemesenterica #fpies #fpiesbrasil #nutricionista