domingo, 23 de dezembro de 2018

Teste de Provocação Oral (TPO)

Enfrentamento ou Teste de Provocação Oral (TPO) é a reintrodução do alimento suspeito de causar alergia diretamente no paciente ou indiretamente via leite materno. 

Na ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV), a criança pode apresentar reações tardias gastrointestinais (diarreia com sangue e muco, vômitos, cólicas intensas, assaduras...) e/ou reações imediatas (angioedema, urticária e anafilaxia) após a ingestão do leite de vaca, derivados e alimentos contendo leite. O tratamento da APLV consiste na retirada da proteína do leite de vaca por um período que pode variar de 30 dias a 5 anos conforme os sintomas ou até mesmo para a vida toda. 

O TPO deve ser realizado após um período de estabilidade que varia de 30 dias a 6 meses para avaliar tolerância (cura) ou para confirmação de alergia (quando ainda apresenta reação). Esse TPO deve ser supervisionado e orientado por médico com experiência em alergia alimentar. Nos pacientes com reações imediatas, o ideal é ser realizado no hospital. 

Procure um Gastropediatra e/ou um alergista pediátrico para acompanhamento do seu filho com diagnóstico de alergia alimentar. E realize o enfrentamento sempre após orientação médica e com profissional acessível para auxiliar nas possíveis intercorrências e dúvidas que podem surgir nesse processo.

OBS: o TPO é individualizado conforme as reações do paciente, por isso que não tem como orientar sem avaliar cada caso. 

Dra. Daniela Mendonça Gastropediatra
CRM SC 20908 / RQE 12409


 #danielagastropediatra #gastropediatra #balneariocamboriu #Itajaí #santacatarina #gastropediatria #APLV #intolerânciaalactose #alergiasalimentares #constipação #diarreia #doençaceliaca #glutenfree #refluxo #alergiaaleite #esofagite #adenitemesenterica #fpies #nutricionista #soja #esofagiteeosinofilica #esofagite #endoscopia #gastrite #enfrentamento #tpo


Nenhum comentário:

Postar um comentário