segunda-feira, 31 de outubro de 2016

DESFRALDE


Oies bom dias, esse tópico sobre o desfralde é muito  interessante e ajuda muito a entender como funciona o desenvolvimento da criança, se vc é mãe / pai e está passando por essa fase, dá uma lidinha.
A retirada das fraldas é um marco de crescimento extremamente importante na primeira infância: sai de cena o bebê que deita para receber cuidados e entra uma criança que precisa ser mais independente e autônoma para fazer por si mesma. 
É necessário que a criança tenha as condições de entender o processo para que ela possa ser desfraldada sem que isso cause transtornos emocionais, psicológicos e até clínicos. Algumas crianças que ainda não estão preparadas para esse processo podem evoluir com constipação intestinal (intestino preso) ou infecção urinária, por isso é preciso avaliar se a criança está realmente preparada para o desfralde.
Cada criança é única e precisa ser acompanhada individualmente. Normalmente, qualquer tentativa antes dos 2 anos, pode ser frustrante para todos. O desenvolvimento neuropsicomotor da criança deve ser respeitado e sabemos que os esfíncteres que controlam as eliminações de urina e fezes estão maduros neurologicamente entre 2 anos e meio a 3 anos de idade.
Portanto, devemos observar fases da criança para iniciar o desfralde:
- FASE -1 – A criança consegue te avisar que FEZ
Essa percepção da criança em sentir que está com xixi ou cocô demonstra que ela está iniciando o processo do desfralde, mas precisa ter as 3 fases associadas para obter sucesso com a retirada das fraldas.
FASE -2 – A criança consegue te avisar que ESTÁ FAZENDO
Nessa fase, a criança começa a ter a sensação da passagem de suas eliminações pelo reto e pela uretra, mas ainda não consegue reter ou segurar. Ou seja, falta a consciência do ato.
FASE -3 – A criança consegue te avisar que QUER FAZER
A criança já consegue avisar, controlar e segurar as fezes e urina. É nessa fase que o desfralde deve ser realizado e será rápido, tranquilo e sem traumas.
O ideal é respeitar o tempo de cada criança, dar apoio emocional e motivar para que o desfralde seja realizado de forma tranquila e segura.


Assista meu vídeo sobre DESFRALDE  com a psicóloca Ana Paula Petry no site:
http://www.licencamaternidade.com/paternidade/dicas-para-um-desfralde-tranquilo/

Dra Daniela Mendonça 
Gastropediatra 
CRM SC 20908
Qualquer dúvida, me escreva aqui ou via email: danielagastropediatra@outlook.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário