sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Refluxo precisa de exames?

ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL NÃO é indicada para investigação e diagnóstico de DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO (DRGE) em crianças, segundo o Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria e o Consenso de DRGE da ESPGHAN e NASPGHAN (órgãos internacionais de gastroenterologia infantil).
Este método foi proposto inicialmente tendo como argumento a vantagem de não ser invasivo e não envolver exposição à radiação; entretanto, o exame avalia apenas o refluxo pós-prandial (após a dieta). A identificação de episódios de refluxo em períodos de 10 a 15 minutos não é uma informação útil, pois não há parâmetros de normalidade ou anormalidade, uma vez que episódios de refluxo ocorrem naturalmente no período pós-prandial.
A ultrassonografia abdominal é útil para avaliação de má formação gastrointestinal, como estenose hipertrófica do piloro, má rotação intestinal ou de outras doenças intra-abdominais, mas não para o diagnóstico da DRGE.
Esse post é para reafirmar que o diagnóstico de REFLUXO GASTROESOFÁGICO em crianças é CLÍNICO, ou seja, através dos sintomas e do exame físico é definido se é uma doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou um refluxo gastroesofágico fisiológico (normal).
Saiba mais sobre refluxo gastroesofágico: DRGE
Na dúvida, procure um gastropediatra para avaliação e tratamento.
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM 20908 / RQE 12409



Nenhum comentário:

Postar um comentário